Uma vida comum, simples e plena de realizações-pautada em muito trabalho e determinação
Mesmo arredio em ficar falando sobre si mesmo, conseguimos destacar essa personalidade porque fomos, em parte, testemunhas, de que teria muito para contar. E de fato, os internautas podem comprovar, em síntese, a trajetória de Albino Bissolotti. Ele nasceu em Joaçaba (SC) filho de Adelino Pedro Bissolotti e Letícia Benelli. Sempre na frente de seu tempo, aos 14 anos, em São Lourenço (SC) foi destaque da empresa J Conti vendendo rádios Semp e máquinas de costura Elgin. Veio para o Paraná com os pais e 4 irmãos Angelo, Elda, Dilie e Nelson em 1960, residiu em Medianeira por 9 anos trabalhou no mercado de Máximo Fioreze, representante da Frimesa na região de Cascavel e à pedido do então prefeito de Medianeira Angelo Darolt foi responsável em conduzir a equipe para construção da estrada ligando Medianeira a Missal. Mudou-se para Aurora do Iguaçu (distrito de São Miguel do Iguaçu), em 1969. Não tardou em ocupar a presidência do Clube Esperança e desponta como líder, sendo eleito vereador pela ARENA, ocupando o cargo de presidente do Legislativo. E foi como presidente da Câmara que veio a surpresa, assumir interinamente o cargo de prefeito em 13 de maio de 1974 a 14 de agosto do mesmo ano, no lugar de Ferdinando Felice Pagot que se candidatara a deputado Estadual. Continuou prefeito nomeado por decreto do governo do Paraná, escolhido dentre uma lista tríplice de postulantes, permanecendo até 1983. Sua vida politica estava traçada, assim que o município foi extinto da Área de Segurança Nacional foi eleito prefeito gestão 1988-1992. Ao completar o mandato continuou na política, candidatou-se a deputado Estadual pelo PFL e foi eleito mais uma vez vereador.
Dentre o que pode realizar como prefeito do município, com parcerias, aponta o Balneário Ipiranga, Parque de Exposições Benevenuto Verona, instalação da Comarca e construção do Fórum, Túnel de travessia da BR-277, Parque Industrial, Praças da Matriz e Henrique Ghellere, entre outras tantas obras de infraestrutura, sem esquecer da saúde, educação ,cultura e esporte. Ao pensar em ter cumprido sua missão pública, veio mais um desafio concorrer a vice-prefeito em 2016, dobradinha com Claudio Dutra a prefeito. Hoje como vice se coloca à disposição da comunidade, luta pelo bem comum. A atual gestão administrativa Dutra x Bissolotti converge esforços para modernizar o Parque de Exposições Benevenuto Verona com verba repassada pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi intermediada pelo deputado Federal Dilceu Sperafico com contrapartida da Prefeitura; O Balneário Ipiranga sendo todo remodelado com designação de verba da Itaipu, além da revitalização do Ginásio de Esportes Valter Marcon e Praça Henrique Ghellere.
Na comunidade ele sempre foi ativo, presidiu o Clube Panorama, sócio fundador do Lions Clube, fundador da Sociedade Pestalozzi, Patrão do CTG Querência Amada; à nível regional foi presidente da AMOP e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, dentre outras tantas dedicações para o bem dos sãomiguilenses e oestinos.
Casado com Noeli Terezinha Scherer filha de Helmiro Scherer e Helfrida Krüger, família pioneira do município-seu pai foi vereador por duas legislaturas. Ela sempre esteve ao lado de Albino como incentivadora, apoiadora nas ações sociais de voluntariado – presidiu o PROVOPAR- tudo sem renumeração. Na vida privada o casal conduziu a Rádio Jornal por 25 anos, da qual Tere como é mais conhecida esteve na direção da emissora, a Pousada das Águas por 17 anos – hoje locada. Moram na mesma casa há 42 anos, com todo conforto, mas sem ostentação, onde recepcionam amigos e em especial os filhos genro, noras, netos. A filha Gelci casada com Amarildo dos Santos mora em Balsas (MA), filho Gerson casado com Jocimara Ferreira de Souza reside em Ramilândia (PR), filho Fábio casado com Vanessa Mariano em Canoas (RS). São 8 netos para a alegria dos avós Angélica, Andressa, Gabriel, Andrey, Jeferson, Anderson, Felipe e João Vitor. Albino e Tere estão ansiosos na espera do bisneto Arthur em setembro.
Enquanto conversávamos num espaço rodeado de verde, entre múltiplas rosas do deserto e peças da memória da vida do casal, se ouvia o canto de pássaros para encantar ainda mais o registro desse resgate histórico. (Da Redação Mirtis/Fotos Arquivo Jornal Mensageiro, Revista Mosaicos e da Família).
*Ressaltamos que Albino Bissolotti além da trajetória descrita, foi vice-prefeito na última gestão (2017-2020) e assumiu como prefeito em 09 de outubro de 2020 por circunstâncias nada convencionais, face o titular ter pedido licença para tratar de assuntos particulares.
Boa Tarde. Solicito a oresteza de me informar se o Sr. Albino Bissoloti teria estudado um semestre ou mais no Colégio Agrícola de Sertão RS. Estou agdministrando um grupo de ex-alunos que estudaram lá.
Se atendido fico Grato.
Darci Natal Tonini.