Associados prestigiaram, na manhã de 08 de novembro, o convite da diretoria da associação Empresarial presidida por Lucas Eduardo Ghellere e aplaudiram a pauta. Inicialmente foi concedido título de “Associada Benemérita” à jornalista Mirtis Maria Valério pelo constante apoio a sociedade empresarial através do Jornal Mensageiro que conduziu por 42 anos e por integrar a diretoria no decorrer do tempo. Mirtis se sentiu honrada agradeceu a distinção e ressaltou que muito mais aprendeu ao fazer parte da associação, do que contribuiu-foi uma constante escola. Disse que como os sonhos não envelhecem, resgatou a revista Mosaicos já circulando como projeto piloto.
Em seguida, o economista e diretor de planejamento e administração da UTFPR Campus Medianeira, Ezequiel Lima falou sobre a PEC 241 medida que limita o teto dos gastos públicos durante os próximos 20 anos. Essa Proposta de Emenda Constitucional deve-se porque as despesas públicas crescem de modo acelerado. Entre 1997 e 2015 o orçamento do governo cresceu 864% ,enquanto o IPCA ( acumulado desde 1994) subiu mais de 300% . Com acrise, esse crescimento de gastos tornou-se um problema de difícil equação para realizar o ajuste fiscal, agravado com a queda de receitas-como consequência um déficit primário para este 2016 de 170 bilhões, o maior já registrado no Brasil. Para resolver o problema a tentativa da PEC que propõe o congelamento dos gastos com a imposição de um teto para tal crescimento. Prevê-se impactos tanto para o governo, como para o cidadão brasileiro.
Finalizando a pauta, a arquiteta Patrícia Reginato ( Sra. André Matté) apresentou o projeto de revitalização dos três pavimentos do prédio da Acime, contemplando acessibilidade, novo design de interiores, fachada e reorganização dos espaços do estacionamento.( Da Redação/apoio fotográfico Margarete de O Boticário).