Considerado o maior evento gastronômico de carne suína do Brasil e segundo do mundo, na terra que mais se dedica a esta atividade, Toledo merece ser aplaudida por persistir na promoção e dar uma identidade ao município. Bandeira acenada pela Sadia e que continua avançando e perpetua unindo inúmeros segmentos. Chegou a 49ª edição, domingo 11 de setembro e uniu mais de 23 mil visitantes que lá foram para saborear essa iguaria saborosa e percorrer estandes correlacionados ao setor.
O evento primou pela organização e surpreendeu com a estrutura, a começar uma passarela da rodovia até o portal de entrada para facilitar o acesso. Merece exaltação o Clube de Caça e Pesca de Toledo, Poder Público Municipal e todos que se envolveram na festa. Fica provado que é possível realizar, se houver liderança e convergência de esforços. E diga-se, Toledo dá exemplo. Sabe que se projetar o município, mostrando suas potencialidades, contagia investimentos e desenvolvimento.
Retornamos a esta festa depois muitos anos, e sinceramente nos surpreendemos pela organização e comodidade oferecida aos visitantes. E saber que a Festa Nacional do Porco no Rolete é patrimônio cultural imaterial de Toledo. (Da Redação Mirtis Texto/Fotos)