Se nosso intento era conferir em que situação está a Base Náutica de Santa Helena, encontramos no acesso uma das unidades do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- IDR que quebrou a imagem negativa do espaço onde foram realizadas competições nos Jogos Mundiais da Natureza em 1997, hoje abandonado.
Seguimos a pauta de checar essa Base Náutica. Fizemos o percurso pela PR-495 até adentrar na via de Santa Helena Velha e nos impressionamos com o desenvolvimento do agro e também visualizamos importantes indústrias como a Cerâmica Havai e Água Mineral Havai, além da Aldeia Indígena Avá- Guarani, já na reserva da Itaipu na direção da Base Náutica. Foi aí que veio a surpresa, tínhamos que antes passar pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (ainda com a identidade de IAPAR) que hoje incorporara o IAPAR, EMATER, CPRA e CODAPAR, passando ser IDR com o objetivo de gerar conhecimento científico, desenvolver e transferir tecnologias e formar e capacitar profissionais para impulsionar de forma ordenada o desenvolvimento rural sustentável da agropecuária paranaense- instalado na reserva da Itaipu Binacional, que é parceira do instituto.
A impressão que tivemos do instituto foi tão positiva que contatamos com Dionathan Willian Lujan, coordenador da Estação de Pesquisa, onde são realizados experimentos de toda atividade agrícola interligada às 21 Estações de Pesquisa da demanda regional e estadual. Um dos focos é voltado para o pequeno produtor para que diversifique a propriedade, estimulando a agricultura familiar. Constatamos uma infraestrutura de laboratório, auditório, escritório, residências, parque de máquinas e um efetivo de sete profissionais para tornar possível a pesquisa de processamento de frutas e a lavoura propriamente dita como milho, trigo e outros cultivares.
Seguindo cerca de 1 km na direção da Base Náutica, às margens do Lago de Itaipu a desolação, espaço totalmente abandonado que serviu para abrigar atletas, mirante, restaurante e outros complementos na disputa de Vela Laser e Hobbie Cat 16. Como as competições celebraram esportes da água, da terra e do ar, em Santa Helena foi disputado também o Hipismo na modalidade de enduro equestre e Balonismo que ajudou a colorir o céu da Costa Oeste. Ressalta-se que a Itaipu depois de um acordo com o governo do Paraná, repassou as administrações das Bases Náuticas aos respectivos municípios, os quais passaram a se responsabilizar também pela manutenção. Acredita-se que a prefeitura de Santa Helena, oportunamente irá revitalizar o espaço. (Da Redação Mirtis)
Nesse misto de muitos aspectos positivos e alguns negativos, valeu o percurso. Ilustramos com essas imagens: