A recente edição da revista Paraná Cooperativo evidencia entrevista com Nizan Guanaes – um dos principais nomes da comunicação empresarial do país. Ele palestrou no Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses em dezembro de 2020. Fundador da consultoria N Ideias, revolucionou a propaganda brasileira com a lendária DM9 e considerado pela Financial Times, um dos cinco brasileiros mais influentes no mundo.
Salientou que não podemos ter medo e nem virar as costas para o futuro, mas “olhá-lo de frente”. E argumentou que “não se pode usar a pandemia para enfiar a cabeça no problema, quando na verdade, temos é de enfiar a cabeça na solução, para sairmos renovados, renascidos, como Fênix.” Pós-pandemia a raça humana vai ficar diferente. Seremos todos budistas, seguidores do Dalai-lama? Não. E sim enxergar oportunidades. Temos que aproveitar as coisas diferentes que vão vir. Tem gente que não consegue sair da sua área de conforto. E é preciso. O mundo de hoje não poupará ninguém que ficar parado. A pandemia está forçando a mudança. Mesmo que ela seja um horror, vamos olhar para um ângulo positivo.
Duas coisas são importantes para qualquer negócio hoje em dia. A primeira perceber a transformação que está em curso. Gastar um tempo enorme negando o inevitável… É tempo perdido. Aceite. E se tem alguém fazendo melhor do que você faça o seguinte: copie! Copiar é uma coisa divina. Aprende com o concorrente. Mas mude. E logo. A segunda questão é que a empresa não deve perder o DNA do fundador, a intuição, o cabelo branco do fundador, mas ao mesmo tempo, não deve ignorar o frescor do sucesso. Geralmente o que acontece é uma guerra velada entre quem deixa o comando e quem assume. O futuro é não se negar o fundador e não desprezar o sucessor.
O avanço é quando o passado conversa com o presente e cria o futuro. Não jogue fora o passado e não negue o novo. Aprenda com eles. E mais… Tenha fé. O homem não pode viver sem fé. Pode batizar essa fé do nome que quiser, mas é ela que sustenta a gente e o nosso propósito.
“O AVANÇO É QUANDO O PASSADO CONVERSA COM O PRESENTE E CRIA O FUTURO.”
“NÃO JOGUE FORA O PASSADO E NÃO NEGUE O PRESENTE.”