Quem visita a Praia do Santinho não só se encanta com as águas azuis, mar propício para prática de surf, areia branquinha e paisagens paradisíacas, mas também com o Sítio Arqueológico onde se encontram inscrições rupestres da era pré-histórica. São referências históricas, culturais e sociais curiosas em pedras e paredões expressas em diferentes técnicas, sendo a principal o polimento (herança dos sambaquis); um verdadeiro museu ao ar livre- único do gênero no País
No percurso da trilha há murais com informações sobre a história dos desenhos. As figuras são compostas por linhas retas, em ziguezague e em forma de animais. Uma das imagens mais famosas é utilizada como símbolo do Resort Costão Santinho que é responsável pela manutenção do local.
Pela sua importância o local está aberto ao público para visitação. É chamado de praça do conhecimento.(Da redação Mirtis/Pesquisa)
Obs. As inscrições rupestres não são identidade somente da Praia do Santinho, mas também da Praia Campeche só que a única com museu identificado é a do Santinho.