ENTRELINHAS …
- Entrelinhas deixa o tema Covid-19 para generalizar suas observações com uma pitada também de política. Cansamos do “Vai Passar” e as perspectivas não são muitas animadoras…Aqui e em todo o mundo. Até não vacinar a população não estaremos seguros e vai longe…mudar de assunto é preciso:
- Nos alinhavos das coligações partidárias para indicar os candidatos a prefeito e vice, o mais surpreendente aconteceu em Medianeira. Por não haver convergência de um único candidato a prefeito na coligação (PP-PATRIOTA-PSD-PSC-DEM) e dificuldade para o pré-candidato mais cotado José Vani Grassi (Neguinho) e fazer composição com um vice, simplesmente desistiu da disputa na véspera da convenção e fez uma declaração de não mais concorrer ao pleito municipal em caráter irrevogável.
- Tudo começou ao se filiar ao PSD (ele que fora do PMDB, depois PSL), nem poderia imaginar o que viria pela frente que culminou na véspera da Convenção. Deu impressão que tudo estava previamente preparado como num jogo de xadrez e acabou em xeque mate. Diante desse tabuleiro político a oficialização pela coligação passou a ser Antonio França a prefeito (11) e Evandro Mees a vice.
- Se essa decisão dos convencionais foi a melhor, a comprovação só nas urnas em 15 de novembro. Que foi sui generis foi…o que pode reforçar candidatos adversários.
- Os outros candidatos de Medianeira que concorrem a prefeito e vice são: Prefeito Dr. Fernando Santin (23) e Cabo Tormes a vice pela coligação MEDIANEIRA RENOVAR PARA AVANÇAR; a prefeito Dr. Tomas (12) e Rui Dall’Oglio vice pela colIgação DECOLA MEDIANEIRA e a prefeito Lionez Maria Maino (27) e Cleber Rocha a vice pela coligação DEMOCRACIA CRISTÃ.
- Em São Miguel do Iguaçu a surpresa deu-se com a prisão preventiva do prefeito Claudio Dutra, em uma operação do Ministério Público e Divisão de Combate à Corrupção que apura fraudes em licitações no município, isto na efervescência das convenções partidárias. Se isso vai afetar o candidato da situação a prefeito Lester da Grazy Flores e vice Dr. Elias só nos resultados das eleições.
- O retorno de Nelton Friedrich a política como candidato a prefeito pelo PDT, mexeu com a disputa de Foz do Iguaçu. Ele que já foi deputado Estadual, deputado Federal, secretário de Estado na vida pública e atuação por 14 anos na Itaipu como diretor de Coordenação do Meio Ambiente-Cultivando Água Boa que fora referência internacional.
- E as sementes misteriosas da China…muitos brasileiros receberam de brinde com compras de lá. A recomendação é não abrir e muito menos plantar as sementes. A recomendação, levar para órgãos oficiais da agricultura para avaliação. O que não dá para entender é a demora em descobrir que sementes são essas…
- Não podemos deixar passar. Muitas entidades até oficiais, empresas, cidadãos estão escrevendo Avenida José Callegari só com um “l”. É só dar uma espiadinha na história de Medianeira, ele foi um dos colonizadores que se aprende ainda no Ensino Fundamental.
- O Brasil aparece no ranking da Revista Time com duas personalidades mais influentes do mundo. Um contraponto; de um lado o presidente Bolsonaro e do outro, o opositor ao governo, o youtuber Felipe Neto que é também ator e empresário por ter 38 milhões de seguidores.
- Se a Alfândega da Receita Federal de Foz realiza de quando em vez leilão eletrônico de sucatas de veículos, aqui cabe uma pergunta: Por quê não é feito nenhum leilão de sucatas que estão no pátio da Polícia Militar de Medianeira, ou se tome outra providência?
- Amenizar pontos na carteira aos imprudentes do trânsito não merece aplausos não…o que se deveria aplaudir são Campanhas de Educação, a começar pelas escolas para que sejamos todos prudentes. Somos o 3º país do mundo com mais acidentes.
- Se a imprensa é um dos pilares da democracia não pode ser o bode expiatório da notícia. Foca a realidade dos fatos como eles são e nem sempre agradam gregos e troianos. Muito diferente da mídia social que posta o que quer… Temos que separar o joio do trigo e tirar as próprias conclusões.
- Enquanto em Santa Terezinha de Itaipu está sendo construído mais um viaduto de travessia da BR-277, Medianeira não consegue nem redutor de velocidade no perímetro urbano da cidade, por onde passam veículos muito acima de 100km/h e nos finais de semana rachas e desafios no volante.
- Não se consegue interpretar como os peritos do INSS que são exclusivos do instituto, podem trabalhar em outros setores de saúde e o mais incrível, mesmo não comparecendo para perícias dos segurados depois de 6 meses de folga, não podem ser demitidos. Temos que questionar…
- Ainda em relação ao INSS, existe agência por esse Brasil afora que ainda não tem acessibilidade. Como pessoas com dificuldade em mobilidade podem ter acesso?
- O tráfego de drogas virou uma festa para as quadrilhas organizadas. Nem nos principais portos do Brasil não conseguem barrar o envio para o exterior. Cadê os scanners e a inteligência da polícia?
- O contrabando de drogas, cigarro e outras coisitas continuam fortes durante a pandemia. Até que não houver acordos entre os países que divisam com o Brasil, vamos navegar sempre em canoa furada.