Um dos programas do Clube Soroptimist Medianeira é valorizar mulheres que se destacam em suas atividades profissionais. A escolhida deste ano 2020 foi Irmã Hilda, diretora do Hospital e Maternidade N. Sra. da Luz por méritos frente a dinâmica pró saúde, junto a comunidade e contínua modernização da estrutura em benefício de medianeirenses e oestinos.
Face à pandemia, o ato festivo programado não pode ser realizado na passagem do Dia Internacional da Mulher em março, só neste agosto foi-lhe entregue a distinção, obedecendo às restrições Covid-19. Solenidade que aconteceu no último dia 19, em espaço especial, sob aplausos de uma equipe de mulheres das mais variadas funções da Maternidade e do analista de compliance Gilvan Caetano da Silva.
Presentes do Clube Soroptimist Medianeira, a presidente Mafalta Pavei Lamin, do pilar divulgação Mirtis Maria Valério e da presidente gestão anterior Sandra Simonatto que oficializara a homenagem, a qual fez a saudação justificando o ato e um breve relato sobre as ações do clube. A homenageada Irmã Hilda agradeceu a distinção e disse que cumpre a obra de Deus, como fazem as mais de 3.500 irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo em várias partes do mundo. Evidenciou o andamento de um projeto de três pavimentos que será construído no lugar da ala antiga para atender a demanda da Maternidade.
Foi um momento singular de testemunhar a grandeza da homenageada e da importância da Maternidade que está prestes a completar 50 anos. (Da Redação Mirtis/Assessoria)
BREVE HISTÓRICO DA HOMENAGEADA
Nascida no interior do Paraná e vinda de uma família humilde, perdeu seu pai ainda muito cedo, com apenas 05 meses de vida. Tinha uma irmã e foram criadas por sua mãe, avó e tios, de onde receberam suas primeiras formações religiosas.
Sempre participou de sua Comunidade como jovem. Com 19 anos de idade ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo pelo Convite de uma Irmã Religiosa onde passou pela primeira etapa de formação e com os andamentos de seus estudos foi passando por etapas, como noviciado e primeiros votos.
Após os primeiros votos, morou na cidade de Curitiba, onde passou a desenvolver trabalhos com moradores de rua e começou a trabalhar no Hospital Pequeno Príncipe, que segundo relata a Irmã Hilda: “contribuiu muito, pois foram estes trabalhos que alimentaram minha caminhada vocacional”.
Sempre houve em seu coração o desejo de ajudar o próximo, tanto que ajudava pessoas em sua comunidade natal antes mesmo de se tornar Irmã Religiosa. Movida pela frase: “Cristo chama, multidões te esperam” Irmã Hilda sempre sonhou em servir não apenas em sua Comunidade mas além fronteiras, onde seu principal sonho através da caminhada missionária era ir para África em Missão.
Após sua formação acadêmica como Enfermeira, Irmã Hilda recebeu o envio para vir para a cidade de Medianeira-PR trabalhar no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, que pertence as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Fez diversas especializações como: UTI, Gestão Hospitalar e Administração Hospitalar.
Hospital Maternidade Entidade Filantrópica e sem fins lucrativos que atende em sua grande maioria pacientes SUS, hoje após passados 20 Anos de trabalhos desenvolvidos no Hospital, Irmã Hilda como Diretora da entidade reitera que é realizada em sua vocação pois consegue auxiliar os mais necessitados. Como Irmã Religiosa, Irmã Hilda ainda auxilia a Comunidade e também presta acompanhamento a uma entidade de recuperação para dependentes químicos, chamada Recanto Parque Iguaçu.