Neste dia 24 de agosto de 2020, se comemora 66 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, criador do Parque Nacional do Iguaçu através de Decreto-Lei nº 1.035 de 10 de janeiro de 1939. Foz do Iguaçu lhe prestou homenagem merecida batizando um logradouro central de Praça Getúlio Vargas, onde fora inaugurado um busto em memória ao presidente em 10 de junho de 1973, na gestão do prefeito Tércio Alves Albuquerque. No busto fixado, placa identificando a homenagem, a data e a autoria da obra do artista iguaçuense Giovanni Vissotto.
Mas ao passarmos recentemente pela praça, a surpresa… a base do busto está danificada e sem placa de identificação, como demonstra a foto. Sinceramente, temos que lamentar o descaso com esse monumento histórico e deveras importante para a Terra das Cataratas que reverencia o saudoso Getúlio Vargas criador do PNI- hoje Patrimônio da Humanidade. Parque Nacional do Iguaçu que aninha uma das 7 Maravilhas da Natureza “Cataratas do Iguaçu.”
VIDA – Getúlio Vargas foi presidente entre 1934 a 1945 e entre 1951 a 1954, foi quem ocupou o cargo por mais tempo no Brasil. Considerado precursor do populismo, identificado defensor das causas sociais e interesses nacionais, apelidado de “pai dos pobres.” Dentre seus feitos destacam-se: Vale do Rio Doce, Petrobrás, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBGE, CACEX, BNDES, BR- 116, Eletrobrás, voto secreto, ensino primário obrigatório, voto feminino e as Leis Trabalhistas que a essência perdura até hoje. Nasceu em São Borja (RS-lugar que está enterrado),foi advogado, militar e político. Uma crise política o levou ao suicídio no Palácio do Catete, em 24 de agosto de 1954. Deixou uma Carta – Testamento que pode ser lida ao digitar: Relembrando Getúlio Vargas –“SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA.” (Da Redação Mirtis)
OLÁ. Preciso fazer um comentário construtivo. Na última linha do texto há uma transcrição da carta-testamento de Getulio Vargas dizendo “SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA MORTE”.
Na carta-testamento a frase é “SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA”
Grato.