A Binacional inovou a começar pela estrutura em forma de domos para recepcionar os visitantes nos respectivos projetos: Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (CIBogás), Programa Oeste em Desenvolvimento (PDO), além de um auditório onde foram ministradas palestras, oficinas, reuniões e eventos. As soluções energéticas como o Biogás foi atração e mostrou que é possível transformar o passivo ambiental em ativo econômico, oferecendo ao produtor a alternativa de destinar rejeitos da agropecuária em energia.
No Show Rural Digital cinco empresas incubadas no PTI apresentaram produtos para solução de produtividade como tecnologias na agroindústria, substituição das guias de transporte animal garantindo a rastreabilidade dos animais, automação de aviários, entre outros. A Itaipu também participou, em parceria com 11 instituições de ensino e pesquisa em agropecuária e agroecologia da Vitrine Tecnológica de Agroecologia para potencializar a agricultura agroecológica.
Somou-se o viés cultural como lançamento do livro infantil “O Mistério do Ribeirão Vermelho” que versa sobre conservação e plantio direto. Obra do jornalista Wilham Santin inspirado em um dos pioneiros do plantio direto na América Latina produtor Herbert Bartz de Rolândia (PR)- ato valorizado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, do vice- governador do Paraná Darci Piana e do diretor geral da Itaipu Marcos Stamm.