-O apoio à paralisação dos caminhoneiros foi praticamente geral- uma reação justa da categoria a um cenário que está incluso preço dos combustíveis, pedágios, péssimas condições das estradas, e a insegurança de transportar com até roubos de cargas. A classe deu um exemplo de ordem e amor ao país: nenhum banco depredado, nenhuma loja saqueada, nenhuma viatura incendiada, nenhum repórter agredido, nenhuma desordem ou violência.
-Há um ano, Temer foi alertado sobre o problema do transporte rodoviário que se arrasta há anos e chegou ao grau máximo com a nova política de reajuste dos combustíveis e que poderia parar o País. A sabedoria poderia ser uma grande aliada, mas não foi…Nas exatas palavras do ex-presidente do STF, ministro Ayres Britto: “O poder Executivo calculou mal as coisas. Numa época chamada idade mídia, ele agiu como se estivesse na idade média, tinha que pegar no AR PARA EVITAR O PROBLEMA. Isso se chama eficiência, preparo, competência”.
Depois do estouro da boiada. O governo tentou solucionar na força a crise apelando para os militares como fez no Rio de Janeiro. E veio a surpresa os militares cumpriram a ordem, mas de dialogar com os manifestantes e pasmem foram aplaudidos em todas as abordagens. Aos poucos os caminhoneiros foram se retirando dos bloqueios e permaneciam somente nos acostamentos e pátios de postos de combustíveis
-O governo foi se sentindo acoado e teve que atender as reinvindicações dos caminhoneiros depois de muitas avaliações e acordos. Só que surgiu o impasse que só parariam a mobilização depois da publicação no Diário Oficial da União e do novo preço do diesel chegar nas bombas por não terem confiança no governo. Que o Temer e equipe levaram um susto… levaram…
-Um novo fato brotou a caça as bruxas. Proprietários de caminhões, transportadoras foram acusados de vilões do locaute e tratados sob a égide da Lei e da Ordem que deu poder a Polícia Federal a fazer as devidas investigações e se preciso até prender. Editada às pressas e sem respeitar princípios constitucionais. Houve também infiltrações de desordeiros, o que era de se esperar…
-O que deu para interpretar com a paralisação é que os caminhoneiros são uma força que pode parar o Brasil com repercussão em todos os setores. Por outro lado constatou-se que os políticos ficaram perdidos na complexidade da crise, não entendiam o movimento e desacreditada não encontrava saída para o caos- tanto é que até o presidente do Senado viajou no dia 24 de maio em plena crise. A base governo ficou calada e os adversários só de olho para o circo pegar fogo. O único que deu a cara para bater foi governador de São Paulo Márcio França Gomes, um articulista para por fim a paralisação.
-Não só os governantes como a imprensa em geral foi conivente de que a redução do diesel e outros benefícios aos caminhoneiros deveria ser compensado com mais impostos para o brasileiro. Caberia a pergunta que ninguém fez:- Por que não tirar o dinheiro das mordomias de vocês políticos? Na verdade, eles vivem em outro Brasil e são os maiores gastadores do dinheiro público, basta seguir as redes sociais e conferir. No deles nem pensar em mexer.
-Deixando de lado a paralização dos caminhoneiros, por esta ninguém esperava, o reitor do Santuário Nacional Aparecida, padre João Batista de Almeida durante celebração da missa dia 21 de maio invocou a libertação do ex-presidente Lula. Pediu que N. Sra. o abençoe e lhe dê muita força para que o quanto antes ele possa estar entre nós, construindo com o povo um projeto de país, que semeie justiça e a fraternidade.
-Face a repercussão nas redes sociais levou um puxão de orelha do superior provincial e o padre pediu desculpas dizendo: “ Manifesto meu pesar e peço perdão a todos que se sentiram ofendidos pela maneira como conduzi a celebração da missa-igreja não é lugar de tomar posição político- partidária, que é contrária ao evangelho.” Será que adiantou depois do leite derramado?
-Interessante o governo Estadual autorizar a construção de dois retornos na BR-277 em Matelândia. Enquanto Medianeira não tem nenhum redutor de velocidade no perímetro urbano pondo em risco a segurança de todos… Pelo que se observa está faltando força política porque alinhamento partidário com o governo tem de sobra.
– A duplicação da BR-469 via Cataratas do Iguaçu foi adiada mais uma vez, no corte de investimentos do governo Temer entrou também a rodovia. Não dá para entender o olhar dos governantes civis para a nossa região! Praticamente toda a infraestrutura deve-se aos militares na época da ditatura conclusão da Ponte da Amizade iniciada pelo presidente Juscelino, a BR-277, Ponte Tancredo Neves, Itaipu, Aeroporto Internacional, a própria rodovia 469. A única novidade dos civis foi a UNILA autorizada pelo governo Lula…
PARA REFLETIR E INDAGAR
-Por que Medianeira ficou tímida nas manifestações em apoio aos caminhoneiros?
-Como que corruptos são condenados pelo STF 20 anos depois da transgressão pública?
-No Blog de Ismael- Caminhoneiros aprofundam o enigma: Para onde vai a direita?
-Por que a Sanepar e Copel não emitem fatura de pagamento na mesma data? Uma dia 1º e outra dia 05 de cada mês.
-Onde está indo o dinheiro devolvido da corrupção, em especial da Petrobrás?
-Dá para explicar do porquê presos pela Lava Jato, uns são ovacionados e outros hostilizados?
– Como o governo faz o cálculo para afirmar que a inflação está controlada se os preços disparam para todos os lados?
-Interessante muitos dizendo que FORA TEMER não resolve a situação do Brasil. Aí vai a pergunta: – FORA DILMA resolveu?
-Será que o setor de segurança deste País ainda não sabe que em muitas rodovias não há sinal para celular e nem se consegue rastear caminhões?
– A governadora do Paraná acaba de assinar edital de construção do viaduto que dá acesso a Foz do Iguaçu pela Av. Costa e Silva. Você acredita que a obra saia do papel?
-Por que será que a advogada Samantha Ribeiro Mayer ex-esposa de Ministro do STF Gilmar Mendes é conselheira da Itaipu Binacional?
-Alguém pode explicar:- Do porquê Medianeira ainda não têm estacionamento rotativo?