A Família Martelli atraída pela nova terra Medianeira, aqui chegou em 1962. Vieram os progenitores Tereza e João Martelli, seu Aléssio e mais seis irmãos originários de Ponte Serrada- Santa Catarina. Na época, Aléssio com 22 anos cheio de sonhos, apoiado pela família, deu início a desafios nesta terra demarcada pela Colonizadora Bento Gonçalves. Mas para ajudá-lo nos novos desafios, não demorou nem três meses que voltou a sua terra natal para se casar com Evi Dacheri. Lembra que seus pais não foram ao casamento pela dificuldade de transporte- estrada de chão que saia de Medianeira passava pela Estrada do Colono, Capanema, Realeza, Francisco Beltrão, Pato Branco, Xanxerê até chegar a Ponte Serrada.
A família que comprou 10 alqueires se dedicava a agricultura, criação de suínos e uma pequena serraria utilizando-se do maquinário já existente em Santa Catarina. A empresa Peromar aproveitou a matéria prima do desmatamento do município e região, como outras tantas serrarias e seu Aléssio laborava com o transporte. Foi caminhoneiro por 20 anos, viajava mais para o litoral de São Paulo- Santos e São Vicente transportando madeira. Enquanto a esposa cuidava dos filhos e se virava com a horta, vacas de leite e agricultura familiar.
Ao ser desativada a Peromar, surge no local a Cerâmica Ceromar e posteriormente a Cerâmica Martelli que continua até hoje, sempre adaptando-se às exigências de mercado no tamanho do tijolo e qualidade. E para atender a demanda, aos poucos foi sendo comercializado materiais de construção básicos, até surgirem lojas específicas Martelli Materiais de Construção em Medianeira, Matelândia e Foz do Iguaçu- nesta cidade planos de disponibilizar aos clientes um atacado do setor para atender a região que está em franco crescimento.
Mesmo tendo estudado até o 3º ano primário, seu Aléssio sempre teve visão empreendedora, sem medo de mudar quando preciso com apoio dos filhos Leoberto, Deonir, Leomar,Leni e Lessandra . E aponta a receita de sucesso em negócios: pesquisa de mercado, estar atento as tendências, administração segura, transparência e em sociedade familiar muito diálogo, além de trabalhar, trabalhar…Um exemplo para contagiar também os netos Cristina, Tiago, Taís, Felipe, Eduardo, Henrique e Theo e a bisneta Milena.
Não só de trabalho vive a família Martelli, se reúne numa área de lazer nos finais de semana e promove evento anual o Encontro da Construção Civil em reconhecimento aos que trabalham neste importante setor-considerado um dos mais importantes do país.
O casal Elvi e Aléssio superaram todas as dificuldades e agradecem a Deus pelas conquistas, só lamentam a perda da filha Leodete e do neto Alexsander. (Da Redação Mirtis/Fotos Arquivo Família)
“PAIXÃO PELO TRABALHO E PERSISTÊNCIA É META MARTELLI-SEM MEDO DE MUDAR E AGREGAR VALOR A ATIVIDADE. OS FILHOS SEGUEM O EXEMPLO E COM CERTEZA TAMBÉM AS FUTURAS GERAÇÕES”