# Para o colunista André Araújo, a perseguição da classe produtiva pelos improdutivos da economia pode fazer o Brasil desaparecer, centenas de empresários que têm recursos estão indo embora do País, fechando empresas e empregos, porque há clima de insegurança jurídica, não há mais garantias constitucionais – a Operação Lava Jato é um teste de limites da ilegalidade a cada fase, a tudo o Congresso e o Poder Executivo assistem como sonâmbulos, sem reagir. Será?
# E o colunista continua dizendo que o Judiciário tomou gosto por mandar e haja dinheiro para supersalários e “adicionais”, o mesmo dinheiro que juízes e procuradores dizem que “ fazem falta a saúde e educação” quando se referem a corrupção. Mas o dinheiro de supersalários também faz falta à saúde e educação; saem do mesmo guichê do Tesouro Nacional que na outra janelinha paga a corrupção.
# Sob esse mesmo raciocínio André Araújo se surpreende em ver que, quem estabelece prioridades da polícia em operações é a própria polícia e não o Poder Político. O Brasil está em um pântano de autoridade jamais visto, um perigo institucional em dar poder a quem pode algemar e andar com armamento de guerra para prender em casa empresários, políticos, executivos…Não há operações dessa escala para o tráfico de drogas, de armas e contrabando. Vamos ver o final de tudo isso…
# É assim… China pressiona EUA a anular tarifas sobre o aço e alumínio. Em retalhação, também vai impor tarifas mais altas às importações dos Estados Unidos. Ótimo, ainda bem que tem um país com condições de enfrentar o Trump! Uma guerra comercial entre gigantes. É só aguardar…
# Ele, Dias Toffoli será o presidente do STF a partir de setembro. Foi quem liberou Maluf e Picciani da cadeia, permitiu Demóstenes tornar-se candidato e livrou Jucá de investigações. Esta decisão provocou revolta entre os internautas pela condescendência com os acusados de corrupção. Têm condenados não vendo a hora que assuma a presidência do Supremo.
# Michel Temer está marchando para os nove meses finais de seu governo com uma equipe de segunda divisão afirma a revista Época. Um ministério de inotáveis por falta mesmo de opções. Depois de deflagrada a desincompatibilização, até desconhecidos assumem ministérios. Mas o Planalto se defende dizendo que notáveis são aqueles que têm competência de avançar as políticas e ações do governo. Pode-se ponderar que durante o governo Temer, não se consegue decorar quem são os ministros – um tal de troca-troca contínuo.
# Não é que Dunga aparece como garoto propaganda da Ultrafarma. Valorizado em ano da Copa do Mundo e anuncia a rede como craque em preços baixos, facilidades “ eu visto a camisa”. Ele doou o cachê para o Hospital Militar de Porto Alegre, Projeto Social, Clubes de Futebol e Instituto de Crianças com Diabetes. Dunga será sempre o Dunga, não podemos esquecer que ele foi importante para o futebol brasileiro…entre acertos e erros como todo mundo.
# Pelo que se observa não vai faltar pré-candidatos a presidência da República. Os velhos da política como Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Manuela D’avila (PC do B), Guilherme Boulos (PSOL), Álvaro Dias (Podemos), Rodrigo Maia (DEM), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meireles ou Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro ( 2º lugar nas pesquisas) e é claro Lula( preso) que lidera as pesquisas ou quem ele apoiar. Dos estreantes estão o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (PSB) e o empresário da Rede Riachuelo Flávio Rocha (MBL).
# A prisão de Lula leva pânico a políticos investigados reporta o Estadão. A decisão de Sérgio Moro determinar a prisão do ex-presidente Lula, somada ao julgamento do habeas corpus pelo Supremo vem provocando pânico entre políticos, em especial de Brasília. A avaliação é que a corte vai acelerar os processos contra quem tem prerrogativa de foro privilegiado. Até agora, nenhum deputado, senador ou ministro alvo da operação Lava Jato foi condenado. A dedução é que se Lula foi preso, ninguém escapa…
# Mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva condenado e agora detido em Curitiba, o PT mantém a intenção de registrar sua candidatura à presidência na Justiça Eleitoral. Segundo juristas a legislação permite que essa intenção se concretize. O que nos aguarda neste 2018 não se pode nem imaginar…
PARA REFLETIR & INDAGAR
– Por que nos perímetros urbanos das cidades da Região Oeste do Paraná cortadas pela BR-277, somente Medianeira não tem redutor de velocidade?
– Por que o novo presidente da Itaipu nomeado por Temer, só ficou no comando da Binacional por um ano, já que o mandato do presidente encerra dia 31 de dezembro?
-Depois que a pauta do Estado passou a ser ditada pelo Judiciário o que pode acontecer na economia e na política do país?
– Sociólogo Aldo Fornazieri indaga:- As Forças Armadas não correm o risco de desmoralização, se elas se entregarem ao jogo político de Temer?
– Se existe monitoramento de tornozeleira eletrônica, por que a policia precisa ser avisada quando alguém deixa de usá-la?
-Indagação do jurista Modesto Carvalhosa: – Por que dos 13 milhões de desempregados no Brasil, todos são do setor privado?
-Será que o Ministério Público vai agir com coerência em todas as esferas do país exigindo a exoneração de funcionários comissionados, como aconteceu em Medianeira?
-Pode no palanque oficial da Missa a Marisa Letícia ter bandeiras do PT, CUT, MST…e o dizer Fora Globo?
-Não é ironia Lula estar preso justamente na PF de Curitiba, sede inaugurada por ele em 2007?