Ao norte de Florianópolis, a isolada, tranquila e sofisticada Praia do Santinho localiza-se entre a Praia dos Ingleses e Praia Moçambique, contornada por duas montanhas e dunas de areia em áreas de preservação permanente. Conhecida pela prática do surf, com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia fina e “branquinha”, é considerada a praia mais limpa do Brasil.
Duas atrações chamam mais atenção, onde se mistura o moderno com o histórico. Lado a lado se visualiza um dos maiores acervos (sítio arqueológico) de arte rupestre em pedras que data de mais de 5 mil anos –tudo pode ser conferido em uma trilha segura com painéis ilustrativos e informativos e um luxuoso complexo hoteleiro Resort Costão do Santinho que atrai turistas e empreendedores do mundo para lazer, eventos, shows e treinamentos. Complementa a orla condomínios de alto padrão – um deles de propriedade do tenista Guga; hotéis, pousadas e toda estrutura para o turismo e para vivência daqueles que residem nesse paraíso o ano todo. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)
RUPESTRES- Foram as inscrições nas rochas do costão com mensagens rupestres interpretadas como mensagens de santos que deu o nome a praia. Relatos contam que pescadores faziam neste local romarias e oferendas às imagens.
TURISTAS- Das praias que mais frequentamos, uma curiosidade, grande parte dos veranistas da Praia do Santinho eram gaúchos ou vindos do Uruguai e Argentina; na Praia da Joaquina originários mais do Mato Grosso (agronegócio), de São Paulo, Paraná, de países vizinhos e da própria ilha.