Moradores do entorno conhecem fauna e flora e fazem passeio de barco do Macuco Safari

Em parceria com o Instituto Santa Maria, pais e alunos participam de uma jornada de estudos socioambientais nos atrativos turísticos no entorno do Parque Nacional do Iguaçu.

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Olímpio Spricigo de Santa Terezinha de Itaipu /PR, foram escolhidos de acordo com o melhor desempenho do município no IDEB de 2022, para participar da 1ª Jornada de estudos socioambientais do Instituto Caminhos da Conservação sobre o Corredor Ecológico Santa Maria. Cada estudante estava acompanhado por um dos seus pais, que também tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência e conhecer a fauna e flora deste pequeno bioma da Mata Atlântica, onde o Macuco Safari oferece passeios de ecoaventura e promove o uso sustentável e a preservação do meio ambiente.

O projeto foi dividido em duas turmas e a primeira foi recebida na manhã de segunda-feira, 17, pelo Macuco Safari. O grupo foi acompanhado por uma equipe de biólogos e instrutores de trilhas, percorreram a trilha de 2km na carretinha elétrica e receberam informações sobre os tipos de árvores, animais, pássaros e sobre o trabalho de preservação e uso sustentável pela empresa Macuco.  “A nossa empresa tem atrativos turísticos dentro do Parque Nacional do Iguaçu e por isso precisa receber todos os cuidados com ações de preservação constante. Também temos a preocupação de promover a consciência dos moradores do entorno, para que possam ser os promotores da preservação do meio ambiente”, pontua a diretora geral do Grupo Macuco. Juliane Nunes.

Os alunos e seus pais revelaram que sentiram um misto de alegria e encantamento por conhecer o interior da floresta da unidade de conservação, além da mescla de sentimentos gerados pela adrenalina do passeio de barco, que sobre as correntezas do rio Iguaçu, até o banho nas quedas Três Mosqueteiros, com cerca de 80 metros de altura. O que mais se ouviu dizer, foi “nossa, isso é muito grande e a gente ficou muito feliz em tomar banho nas Cataratas do Iguaçu”. 

Sobre o projeto – A jornada ambiental tem duração de quatro dias de estudos à campo, numa vivência socioambiental e no roteiro estavam o Macuco Safari, Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves e o viveiro de mudas da Itaipu Binacional, que já produziram mais de 128.000 mudas de árvores nativas para a regeneração em propriedades privadas. “O Macuco Safari é um passeio de riqueza educacional imensurável! Para onde olhamos podemos citar pontos positivos do uso sustentável do espaço! Todos que trabalham ali parecem estar em sintonia com a floresta. A aventura do passeio de barco marca para sempre na memória, não apenas as emoções da força da correnteza do Rio Iguaçu ou o banho nas grandes quedas das Cataratas do Iguaçu, mas todo o ecossistema que compõe o lugar”, relata a presidente do Instituto Caminhos da Conservação, Giovanna Machado.

Como é o passeio Macuco Safari? O passeio começa numa carretinha elétrica por uma trilha de 2km dentro do Parque Nacional do Iguaçu. No caminho se pode ouvir, sentir e ver a diversidade da Mata Atlântica. Logo após tem uma caminhada de 600 metros por uma trilha suspensa até deck do bondinho. No local tem loja de souvenir, lanchonete, banheiros e guarda-volumes.

Os visitantes sempre são acompanhados por guias trilíngues e capacitados para repassar informações diversas sobre a fauna e flora, além de estar atento à segurança dos visitantes.

No meio do caminho tem o cachoeirismo – um rapel dentro da cachoeira. A descida de aproximadamente 20 metros de altura, com o acompanhamento de profissionais com expertise neste tipo de aventura.

A última etapa é o passeio de barco, que sobe as correntezas do Rio Iguaçu e a partir daí cada um irá experimentar um momento único, exclusivo e surpreendente, observando o conjunto de quedas e tomando um banho nas Cataratas do Iguaçu.

Sobre o Instituto –  O Corredor Ecológico Santa Maria promove a conectividade das áreas protegidas do Parque Nacional do Iguaçu, da RPPN-Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fazenda Santa Maria e da faixa de proteção do Lago de Itaipu.

A implantação do Corredor Ecológico permite o fluxo de biodiversidade entre as áreas matrizes e, em consequência, o enriquecimento genético das espécies. Pesquisas científicas comprovam a efetividade deste projeto, por meio de registros da ocupação das áreas por fauna que anteriormente ocupava apenas o interior do Parque Nacional do Iguaçu.

O impacto positivo do projeto também é observado na restauração da vegetação, atualmente com áreas mais antigas apresentando fisionomia florestal, e na conservação de rios.

Adrenalina e alegria ao fazer o passeio de barco do Macuco Safari

Aprender a respeitar a natureza

Histórias construidas a centenas de anos

A parceria também teve o intuito de oferecer a oportunidade de vivenciar a emoção do passeio

Aprendizado sobre as árvores nativas da Mata Atlântica

Como comprar o ingresso?
http://www.macucosafari.com.br
https://www.instagram.com/macuco.safari/
https://www.facebook.com/macucosafari

WhatsApp: 45 99134 4168

 (Legendas/Crédito fotográfico: Silvana Canal MKT e Macuco Safari)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *