O assunto, que se refere às questões ambientais, sociais e de governança, também está na pauta do Summit Iguassu Valley, em Foz do Iguaçu.
A “Terra das Cataratas”, representando a região Oeste do Paraná, vai sediar, nos dias 14 e 15 de junho, um dos maiores eventos de inovação do Paraná, o Summit Iguassu Valley, que chega para colocar a tríplice fronteira no mapa dos eventos voltados para tecnologia, inovação e empreendedorismo, e para conectar startups, investidores, mentores e empresas de tecnologia.
“O Summit vai fomentar o ecossistema de inovação local, proporcionando um espaço para networking, aprendizado e negócios”, afirmou a coordenadora geral do evento, Taiuska Lima.
Programação – Na programação, temas atuais como gestão inovadora, investimentos em inovação, expansão de negócios, mulheres na liderança e como investidoras, mobilidade urbana, inovação no agro, empreendedorismo na educação, e vários outros.
Os especialistas que estarão em Foz vão trazer informações também sobre projetos e ferramentas atuais como Inteligência Artificial, Smart Agro, ChatGPT e sobre os novos arranjos de pesquisa de inovação que estão provocando essa transformação digital. Veja quem são os convidados: https://summit.iguassuvalley.com.br/
Sustentabilidade – Além de abrir caminhos para bons negócios, esse ambiente provocado pelo Summit Iguassu Valley também traz debates sobre um assunto muito atual: o ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança, que fomenta o comprometimento com a sustentabilidade, com a transparência e a prestação de contas, com o foco na ética e na integridade, e com a inovação, a adaptação e o engajamento comunitário e social, buscando atender as necessidades e as demandas ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da região onde atua.
O tema vai ser abordado pela Pós-doutora em Educação pela PUC/SP, com ênfase em formação de lideranças para o desenvolvimento sustentável, Ana Paula Arbache.
Várias empresas seguem avançando na implementação da agenda ESG, inclusive no agro, onde também existe demanda para as boas práticas.
Muitas empresas da região estão buscando atender os critérios de boas práticas ESG, inclusive, o PTI tem apoiado várias delas, em diversas cadeias, nesse processo, de acordo com o engenheiro eletricista, Rolf Satake, gestor do Centro de Competências do PTI-BR.
“Pelo PTI nós fizemos um diagnóstico geral com as cooperativas da região, por exemplo, e conseguimos monitorar os três pilares do ESG”, disse Rolf.
Taiuska também reforçou que essa “maneira de administrar” não está focada apenas no lucro.
“Nós estamos falando de “gestão do amanhã” como uma maneira de adaptar nossos empreendimentos às mudanças do ambiente de negócios e da sociedade em geral, buscando sempre novas formas de gerar valor para os stakeholders, de forma sustentável”.
Abertura – O Summit Iguassu Valley já está movimentando a economia da fronteira, na medida em que mais de 120 pessoas estão envolvidas diretamente nos preparativos para o evento, que será realizado no Grand Carimã Resort.
“Nós também programamos oficinas, mesas redondas, espaço para conexões entre statups e unicórnios, laboratórios de desenvolvimento, uma feira de negócios e sessões técnicas voltadas para tecnologia e inovação”, lembrou Taiuska.
A cerimônia de abertura do Summit Iguassu Valley está marcada para as 9h do dia 14 de junho e na sequência o palestrante, consultor, mentor e consultor de inovação e gestão, José Salibi Neto, vai falar sobre “Gestão do Amanhã”, dando início às atividades.
Para participar – Organizações que queiram “surfar” na maior onda de inovação do estado podem entrar em contato para negociar a participação da melhor forma, seja como patrocinadora, apoiadora ou expositora. O contato pode ser feito por meio do (41) 99966-0174 ou pelo e-mail: summit@iguassuvalley.com.br.
Assessoria de Comunicação Summit Iguassu Valley