Em cerimônia concorrida no Cineteatro dos Barrageiros, Irineu Mário Colombo assumiu o cargo de diretor-geral do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), na manhã de 31 de março, indicado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu. Colombo tem uma trajetória voltada para a educação, sempre em busca de aperfeiçoamento, chegando a pós-doutorado em História da Educação.
Ao falar aos presentes, disse que foi uma surpresa ter sido consultado pelo diretor-geral da Itaipu Enio Verri, quando estava fazendo compras em supermercado com a mãe. “De pronto, aceitei, por interpretar que o PTI é um ativo no desenvolvimento sustentável no território, alicerçado em projetos e políticas de fomento à educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. É um desafio que promove a integração, universidade-empresa, fomenta o ensino, a pesquisa, negócios e o desenvolvimento tecnológico”, assegurou. Acrescentou: ”Para se alcançar resultados, requer envolvimento de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, técnicos e colaboradores-é a cooperação que transforma e muda a vida das pessoas”.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri disse que a escolha de Irineu Mario Colombo deve-se ao grande conhecimento teórico, prático e científico que contribuirá em muito para o desenvolvimento tecnológico do PTI. “Se a Itaipu é o resultado da inovação tecnológica de 50 anos atrás, hoje temos que continuar com essa atualização e o Parque Tecnológico Itaipu tem um papel estratégico”, afirmou.
PARTICIPAÇÕES- Outras tantas autoridades se pronunciaram, tecendo as melhores perspectivas de Colombo à frente ao PTI para potencializar ainda mais a ciência, tecnologia e inovação. Evento muito prestigiado por diretores do PTI e Itaipu, prefeitos da região, representantes de universidades e instituições de ensino, startups e empresas do ecossistema. E como não poderia faltar, comitiva de Medianeira..
NOVO DIRETOR- Uma carreira na docência que surpreende. Iniciou como professor no antigo CEFET de Medianeira (hoje UTFPR), reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Participou do processo de criação dos programas Universidade para Todos (ProUni) e Brasil Profissionalizado, e da UTFPR. Foi agraciado pelo MEC com a Medalha Nilo Peçanha pela promoção da educação profissional e tecnológica. Irineu Mario Colombo é pós-doutor em História da Educação, doutor em História Social, mestre em Educação, tem especialização em Gestão Pública e História Econômica.
Foi um momento de exaltação a educação, inovação, tecnologia e pesquisa para transformação e evolução que necessita do apoio do poder público. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)
“É A COOPERAÇÃO QUE TRANSFORMA E MUDA A VIDA DAS PESSOAS”
PRESENÇAS QUE DESTACAMOS