Moradores se organizaram e mais de 200 pessoas fazem parte do programa Vizinhos Solidários
A preocupação com a segurança é um assunto que está a todo momento sendo abordado. Pensando nisso, o CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Medianeira, fez uma reunião itinerante com moradores do bairro Nazaré e com autoridades do município na OAB de Medianeira.
“Essa reunião com os moradores do bairro Nazaré foi muito importante, sendo a primeira reunião itinerante do conselho, que já é uma proposta antiga, mas que ficou parada por conta da pandemia. Iniciamos pelo bairro Nazaré, um bairro que está muito bem organizado com o programa Vizinhos Solidários”, explica Glaucius Cruz da Rocha, presidente CONSEG.
O programa Vizinhos Solidários começou de forma pequena no bairro Nazaré e foi ganhando grandes proporções. Hoje, são cerca de 200 pessoas que fazem parte do programa e quase 100 imóveis que tem a placa de identificação do programa. “Nós temos vários projetos de segurança, e um deles é o programa Vizinhos Solidários e que foi muito bem implantado pelos moradores do Nazaré. A ideia é que cada bairro, através de deu líder promova a implantação desse programa no seu bairro, lembramos que a segurança é um dever do estado, mas uma responsabilidade de todos”, enfatiza Glaucius.
Toda a população é convidada a partir das reuniões do CONSEG, que acontecem toda penúltima terça-feira de cada mês, a partir das 19 horas, na ACIME. Para mais informações, o Conselho tem um número para contato (45) 99115-7082.
O QUE É O PROGRAMA VIZINHOS SOLIDÁRIOS? – Vizinhos Solidários é um programa preventivo de segurança pública, implementado e gerido pela própria comunidade, é uma ferramenta de prevenção primária. Consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua, afastando a indiferença para com o próximo, com objetivo de estabelecer um vínculo solidário, onde um passe a olhar pelo outro e desta forma gerar um estado de segurança comum entre eles.