Fórum de Logística é apresentado a autoridades e investidores internacionais em Brasília

Divulgar as oportunidades de negócios nas Três Fronteiras e fomentar políticas públicas para melhorar o trânsito aduaneiro. Com base nesses dois objetivos que fazem parte do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), comitiva iguaçuense apresentou o evento a autoridades governamentais e investidores internacionais em Brasília (DF).

A extensa agenda técnica e promocional foi cumprida pelo coordenador do FILMS, Danilo Vendruscolo, e pelo diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, acompanhados do ministro de carreira do Itamaraty João Carlos Parkinson de Castro, que é responsável pelos corredores logísticos do Cone Sul. As visitas incluíram reuniões e eventos sociais no Congresso Nacional, ministérios, órgãos federais e embaixadas.

Com patrocínio da Itaipu Binacional, o fórum será de 11 a 14 de maio, reunindo em Foz do Iguaçu empresários, empreendedores e organismos públicos e da sociedade civil do setor de transporte, logística e comércio internacional de quatro países. O evento debaterá a criação de um hub multimodal na região. As inscrições gratuitas podem ser feitas em www.forumfilms.org.   

No centro decisório do país, o Fórum Internacional de Logística foi apresentado a 23 embaixadores da Liga Árabe. Os objetivos do evento e as oportunidades da região também foram expostos para empresários e diplomatas da Índia e da Arábia Saudita. Em todos os diálogos, as delegações internacionais demonstraram interesse em investir no Brasil.

Nas embaixadas da América do Sul, o FILMS foi pauta de reunião com diplomatas da Argentina, Chile e Uruguai. Outro momento importante foi com o senador Nelson Trad (PSD), representante do Brasil no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Ele participará do fórum em Foz do Iguaçu, de onde seguirá para reunião do parlamento na capital uruguaia, Montevidéu.

“Foi uma oportunidade singular não só para divulgarmos e convidarmos para o Fórum de Logística, como para demonstrarmos as potencialidades de investimentos em nossa fronteira trinacional”, avalia Danilo Vendruscolo. “Os recursos da região, o campo para crescimento e as obras estruturantes fascinam autoridades e empresários internacionais”, conclui.

FLUXO NA FRONTEIRA – Ações, políticas públicas e nivelamento de legislações e procedimentos para tornar mais ágil e facilitado o transporte de cargas e passageiros entre os países da América do Sul foram pautas de reunião com dirigentes da Receita Federal do Brasil (RFB), em Brasília. O encontro foi articulado pelo deputado federal Vermelho (PSD), que tem domicílio eleitoral em Foz do Iguaçu.

Conforme Danilo Vendruscolo, problemas vivenciados diariamente nas fronteiras, que bloqueiam ou retardam a circulação de riquezas, bens e pessoas, foram apresentados na reunião com a Receita Federal. “Fizemos a exposição de problemas pontuais e de medidas mais amplas que vamos levar ao Fórum de Logística para serem convertidas em soluções”, relata.

Comitiva apresentou o evento a autoridades governamentais e investidores (Foto Divulgação)

DIVULGAÇÃO DO FÓRUM DE FOZ EM MEDIANEIRA

Na sede da Associação Empresarial de Medianeira-ACIME, o Conselho de Desenvolvimento de Medianeira-CODEME presidido por Rita Schierholt promoveu um encontro para a classe empresarial e lideranças, objetivando divulgar e mostrar a importância do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável- FILMS que se realizará em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio que debaterá a criação de um hub multimodal na região, por ser Medianeira um dos municípios de considerável exportação de produtos, principalmente industrializados do agro.

Segundo o coordenador do evento Danilo Vendrúsculo é urgente encontrar solução para problemas vivenciados na região de Fronteira Trinacional que bloqueia ou retarda a circulação de riquezas, bens e pessoas. Será relevante o FILMS que reunirá os países do Cone sul (Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai) para identificar problemas e oportunidades de negócios e soluções. A programação inclui palestras, assinatura de protocolos, visitas técnicas e aprovação da carta pela conexão logística entre os oceanos Atlântico e Pacífico, denominado de Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio que conectará os portos de Paranaguá (Brasil) e de Antofagasta(Chile).(Da Redação Mirtis/Assessoria)

Lideranças empresariais presentes e no detalhe o coordenador do fórum Danilo Vendrúsculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *