Nunca imaginaria que na comunidade de Linha Garibaldi, a 5 km de Encantado (RS), onde fui professora primária pudesse ser expressão internacional – o local representa o início da história do município, o “Morro da Lagoa da Garibaldi”, que forneceu energia nos anos 1930. A ideia de construir o monumento surgiu em 2016 quando Adroaldo Gonzatti (que já fora prefeito e voltou a ocupar o cargo em 2021, vindo a falecer nesse mesmo ano) tomou frente na idealização do projeto e edificação do monumento Cristo Protetor. O sonho continuou vivo, a comunidade se uniu e criou a Associação Amigos de Cristo (AACE)), que passou a ser responsável pela mobilização comunitária de captar recursos para viabilizar a obra- um investimento previsto de R$ 6 milhões, já investido 50% do valor. E aí está o monumento erguido e em fase de acabamento; espaço que será complementado com jardim e outras estruturas para atrair mais visitantes.
Mesmo em obras, o Cristo Protetor já se tornou atrativo turístico com repercussão internacional por ser a estatua maior do mundo, sem o pedestal, medindo 37 metros de altura. Supera o Cristo Rei da Polônia com 36 metros; Cristo de La Concordia na Bolívia com 34 metros e Cristo Redentor do Rio de Janeiro com 30 metros. Impressiona sua estrutura, localizada no Morro das Antenas de onde se visualiza a cidade a uma altura de 432 metros acima do nível do mar, pesa 1,7 toneladas, com envergadura dos braços de 39 metros.
Desde que foi erguido, lá está Ele protegendo Encantado e porque não dizer o Alto Taquari. Chama atenção o coração do Cristo Protetor, que depois da obra concluída, o coração do Cristo poderá ser acessado por visitantes através de um elevador no interior da estatua, servindo como mirante. Por enquanto as visitas guiadas podem ser realizadas aos sábados, domingos e feriados, das 9 h. às 17 h. Mesmo em construção, mais de 40 mil visitantes estiveram no local.
Se pode dizer que Linha Garibaldi está em transformação. Tanto é que no espaço em torno da lagoa foram edificadas estruturais residências para moradia e lazer, espaços para atender o turista e a tendência é aumentar a estrutura para se tornar um polo turístico e integrar roteiro no Vale do Taquari e até com conexão a Serra Gaúcha, distante de Gramado 180 km e de Bento Gonçalves 80 km.
Ao rever minha Terra Natal, em especial a comunidade Linha Garibaldi, rememorei extasiada tudo o que ali vivi e me senti protegida pelos braços do Cristo. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)
REFERENDANDO ESSA IMAGEM DO CRISTO PROTETOR, ALMEJAMOS A TODOS OS INTERNAUTAS UMA PÁSCOA ABENÇOADA…