Avenida 24 de Outubro reverencia a fundação de Medianeira ocorrida em 24 de outubro de 1951. Completou setenta anos. Urge repensar um projeto global de modernização dessa avenida.
Esse marco histórico completa nesse 2021 setenta anos e reverencia a chegada dos carpinteiros para construir a República-casa para abrigar os primeiros moradores, capitaneados pelos colonizadores Pedro Soccol e José Callegari. Edificada nas proximidades de onde se situa hoje o Hotel Passarela na Avenida 24 de Outubro, margeantes BR-277 inaugurada em 1969. Importante rodovia que faz conexão com a Tríplice Fronteira transportando riquezas, tanto para o mercado interno como para importação e exportação. Suas margeantes foram denominadas de Avenida 24 de Outubro em homenagem a data de fundação.
Desde o início da colonização a Avenida 24 de Outubro passou a ser vitrine empresarial, só que carece de infraestrutura adequada, sinalização, outra opção de tráfego que faz ligação com a PR-495 via Missal que forma um gargalo no Viaduto Hugo Heinzmann, falta de conexão entre o percurso que inicia praticamente no Ocoy Federal, passa pelo CTG Sentinela dos Pampas, Parque de Inovação e Tecnologia da UTFPR, Distrito Industrial, Medianeira Country Clube, Bairro Belo Horizonte, Bairro Ipê, Centro, Bairro São Cristóvão, Bairro Frimesa, Bairro BNH e Bairro Itaipu e já avança em áreas rurais a instalação de empresas na direção de Foz do Iguaçu.
Uma passarela de empreendimentos de vários setores comercial, industrial, prestação de serviços e de tecnologia, além da conexão com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Pode-se dizer que de 70% a 80 % da geração de empregos e arrecadação do município se concentra na Avenida 24 de Outubro. É sede de duas cooperativas destacadas entre Melhores e Maiores Empresas do Brasil, “Frimesa e Lar” e indústrias moveleiras de destaque como a CGS Móveis que já participou de cenário em novela da Rede Globo e Dabol Móveis protagonista em mobiliar renomados hotéis do país. E a tendência é aumentar essa porcentagem face os novos investimentos que estão surgindo.
Urge repensar um projeto global de modernização nesse trajeto, envolvendo os poderes: executivo, legislativo, classe empresarial e lideranças para dar um conceito moderno de trafegabilidade, paisagismo, acessibilidade nessa Avenida Histórica e quem sabe até um portal de identificação de Medianeira. (Da Redação Mirtis)
Medianeira tem um trânsito educado, tranquilo, organizado. Se quer ver um trânsito patético, desorganizado e caótico, conheça Joaçaba.